O homem flagrado arremessando um cachorro por cima da grade de uma clínica veterinária, e abandonando-o em seguida, foi identificado pela Polícia Civil. O crime aconteceu no dia 22 de setembro, no Bairro Milionários, Região do Barreiro, em Belo Horizonte.
Leia Mais
Homem que arrastou cachorro amarrado em moto é procurado pela políciaAraxá: homem mata galinhas e cachorro de companheira após briga por tapeteHomem é preso por cortar testículos de cachorro com facão em TupaciguaraBaleado no rosto, cãozinho Billy luta pela vida e inspira campanha em BHA Polícia Civil disse que “todas as providências de polícia judiciária estão sendo adotadas para esclarecer os fatos”. Mais detalhes não foram divulgados para não comprometer a investigação.
A Farmácia Veterinária Milionários, onde o cachorro foi abandonado, acolheu o animal. Segundo o gerente do estabelecimento, o cão tem cerca de 3 meses de idade e está bem. Ele será colocado para adoção, e já tem potenciais novos donos.
Maus-tratos
Praticar abusos, maus-tratos, ferir ou mutilar animais domésticos é crime, tipificado pela lei federal nº 9.605/1998. O crime prevê pena de detenção de 2 a 5 anos quando as vítimas são cães ou gatos.
A lei estadual 22.231/2016 também inclui o abandono como crime de maus-tratos, e define a infração como um crime ambiental. Quem abandona pode ser multado em R$ 50 a até R$ 50 milhões de reais.