Jornal Estado de Minas

GOTINHA

BH: vacina contra paralisia infantil ficará disponível nos postos de saúde

A vacina contra a paralisia infantil continuará disponível nos Centros de Saúde de Belo Horizonte mesmo com o fim da campanha de vacinação, que encerra nesta sexta-feira (30/9). A capital atingiu cerca de 63% do público-alvo, segundo a prefeitura. A meta é 95%.





A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizada pelo Ministério da Saúde, começou no dia 8 de agosto, com a meta de vacinar 95% das crianças menores de 5 anos em todo o país até o dia 9 de setembro.

A doença é erradicada no Brasil, mas um possível retorno é temido por especialistas devido ao baixo índice de vacinação.

No início de setembro, apenas 32,5% do público-alvo estava imunizado. Com isso, a campanha foi prorrogada até esta sexta-feira (30/9).

Segundo o ministério, até o momento 54,21% das crianças do grupo-alvo foram vacinadas. Não há previsão de uma segunda prorrogação.





Em Belo Horizonte, 104 mil crianças já estão protegidas contra a paralisia infantil, de um total de 165 mil que devem receber o imunizante. 

Minas Gerais

Em Minas, apenas uma das 28 unidades regionais de saúde (URS) atingiu a meta estabelecida nacionalmente. Pato de Minas e 20 cidades vizinhas, no Alto Paranaíba, vacinaram 95% das 21.337 crianças que fazem parte do público alvo.

Juiz de Fora têm a menor adesão, com 52,15% das crianças que deveriam ter tomado a vacina imunizadas. No total do estado, a cobertura é de 64,92%.
 

Locais de vacinação 

A localização e horário de funcionamento dos Centros de Saúde da capital podem ser acessados no site da Prefeitura de Belo Horizonte.