Jornal Estado de Minas

FESTA RELIGIOSA

Católicos de Lagoa Santa participam da reinauguração de capela

Moradores de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão em festa e as celebrações vão até 9 de outubro em louvor a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, São Benedito e Santa Efigênia. A programação começou na sexta-feira (30), com a reinauguração da Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do século 19, vinculada à Paróquia Nossa Senhora da Saúde e à Arquidiocese de Belo Horizonte.





Com arquitetura remanescente do século 18, o singelo templo é reconhecido como patrimônio histórico e cultural de Lagoa Santa. Na noite de sexta-feira, fiéis participaram da missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Nivaldo dos Santos Ferreira.

Durante a missa, houve a consagração do altar da Capela Nossa Senhora do Rosário, alvo também de bênção especial de reinauguração. O pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padre Samuel Fidelis, foi um dos convidados para a celebração preparada pelo titular da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, padre Ednei Almeida Costa, e pelos fiéis da cidade.

Restauro

A Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi restaurada com a assessoria técnica do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte e parceria com o poder público municipal. De acordo com a Arquidiocese de BH, “o templo foi construído, no século 19, a partir do trabalho de escravizados cristãos católicos, que sonhavam com uma edificação na qual pudessem se reunir, especialmente rezar, suplicando a intercessão de Nossa Senhora do Rosário”.





Conforme os especialistas, no interior da capela, há uma pintura da lua, rodeada por estrelas, em referência ao horário em que os negros se reuniam para rezar, e também ao período em que os escravizados, após o trabalho nas fazendas, dedicavam-se à construção do templo.

A programação completa da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, São Benedito e Santa Efigênia está publicada nas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Lagoa Santa. 
 
Conforme os especialistas, no interior da capela, há uma pintura da lua, rodeada por estrelas, em referência ao horário em que os negros se reuniam para rezar. (foto: Paróquia Nossa Senhora da Saúde/Divulgação)