Dois trechos da BR-356, entre os km 38 e 41, em Nova Lima, terão restrições no trânsito até dezembro para a finalização de um desvio na rodovia. O desvio será construído como alternativa ao trecho que pode ser impactado durante as obras de descaracterização da barragem Vargem Grande, da Vale.
Leia Mais
Nova Lima e Itabira se livram de três barragens tipo Mariana e BrumadinhoMPF e MPMG firmam acordo com mineradora para retirar rejeitos de barragensAcordo entre MP's e Vale estabelece novas ações para segurança de barragensVale e MP definem prazo de entrega da nova captação do rio ParaopebaDois motoristas envolvidos no acidente na BR-356 eram inabilitadosFuncionário de mineradora escreve 'Lula 13' em talude de mina na BR-040Batida de carretas mata uma pessoaPBH prorroga campanha de vacinação de cães e gatos; confira detalhesDefesa Civil de BH alerta para pancadas de chuva até a manhã de terça (4)A Vale informou que haverá controle do trânsito, sinalização e instalação de redutores de velocidade para orientar os motoristas. As intervenções ocorrerão entre 7h e 4h, de segunda a sábado.
Após a conclusão do desvio, o trecho da rodovia atualmente utilizado será substituído pela estrada nova. O trânsito na via original só será restabelecido com o fim das obras de descaracterização da barragem, com previsão de conclusão em 2027.
Segundo a empresa, esse trecho pode ser impactado durante o processo de descaracterização, e a medida visa priorizar a segurança das pessoas e motoristas que trafegam na região.
Descaracterização
A descaracterização de barragens é a retirada dos rejeitos depositados no local e a reintegração do espaço à natureza.
A barragem Vargem Grande é uma das 46 de Minas Gerais fechadas em 2019 por utilizarem o método a montante, considerado de alto risco e proibido em território nacional neste mesmo ano.
Esse é o mesmo método usado nas barragens que se romperam em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), matando 289 pessoas.
Além do fechamento e proibição de novas construções, a resolução da Agência Nacional de Mineração exigiu que as barragens com volume inferior a 12 milhões de m³ fossem descaracterizadas até setembro deste ano.
Vargem Grande
A barragem Vargem Grande, da Vale, contém aproximadamente 9,5 milhões de m³ e está inativa desde 2019. Ela se encontra em nível 1 de emergência do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). Os níveis vão de ‘sem emergência’ até o ‘nível 3’, que representa o maior risco.