A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu nesta segunda-feira (3/10) um alerta para pancadas de chuva até a manhã de terça (4/10). Segundo o órgão, há possibilidade de 20mm a 40mm de chuva, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, até as 8h de amanhã.
Leia mais: Semana será de calor e chuvas fortes à noite; veja previsão do tempo (3/10)
Leia Mais
BR-356 em Nova Lima terá mudanças no trânsito para obras da ValeSem 'Lei Seca', bares não registram conflitos no dia das eleições em MinasMulher fica presa às ferragens em batida entre caminhão e caminhoneteDefesa Civil emite alerta de chuvas com raios e rajadas de vento em BHChuva em BH: três regiões sob alerta de risco geológico até sexta (7)Defesa Civil emite alerta para risco geológico em três regiões de BHChegada das chuvas acende alerta em Belo Horizonte e em Minas Temporal: São Gonçalo do Sapucaí decreta estado de calamidade públicaPBH prorroga campanha de vacinação de cães e gatos; confira detalhesTambém é fundamental não deixar crianças brincando nas enxurradas e perto de córregos.
Em caso de raios, não se deve permanecer em áreas abertas nem usar equipamentos elétricos. Áreas de encostas e morros devem ter mais atenção, em caso de possíveis deslizamentos.
Leia mais: Minas: 373 cidades estão sob alerta de temporais com granizo e vento
As pessoas não devem estacionar veículos debaixo de árvores ou se aproximar de cabos elétricos rompidos. A Cemig (116) ou a Defesa Civil (199) devem ser imediatamente contatadas em locais com rompimento de cabos.
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
Emissão de alertas
A Defesa Civil de BH emite alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.
Os moradores podem receber os avisos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
*Estagiária com supervisão do subeditor Diogo Finelli