Leia mais: Semana será de calor e chuvas fortes à noite; veja previsão do tempo (3/10)
A Defesa Civil também faz recomendações para manter a segurança no período chuvoso, dentro de casa e nas ruas. É importante evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
16h02 - Possibilidade de pancadas de chuva (20 a 40 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, até 8h de terça-feira (4).@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/epaPbz7jw0
%u2014 Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) October 3, 2022
Também é fundamental não deixar crianças brincando nas enxurradas e perto de córregos.
Em caso de raios, não se deve permanecer em áreas abertas nem usar equipamentos elétricos. Áreas de encostas e morros devem ter mais atenção, em caso de possíveis deslizamentos.
Leia mais: Minas: 373 cidades estão sob alerta de temporais com granizo e vento
As pessoas não devem estacionar veículos debaixo de árvores ou se aproximar de cabos elétricos rompidos. A Cemig (116) ou a Defesa Civil (199) devem ser imediatamente contatadas em locais com rompimento de cabos.
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
Emissão de alertas
A Defesa Civil de BH emite alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.
Os moradores podem receber os avisos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
*Estagiária com supervisão do subeditor Diogo Finelli