Jornal Estado de Minas

JÁ PENSANDO NA FOLIA

Carnaval de BH: prefeitura abre edital para blocos de rua de 2023

Organizadores de blocos de carnaval que pretendem participar da festa de Belo Horizonte terão que se cadastrar no site da prefeitura. As inscrições, que foram abertas nesta terça-feira (4/10), seguem até o dia 4 de novembro. 




 
A capital mineira retomará o carnaval de rua depois de dois anos sem a farra, devido à pandemia de COVID-19. Em 2020, o carnaval foi apontado como o melhor que já teve a cidade. 
 
O cadastro dos blocos de carnaval, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), é fundamental para conseguir auxílio financeiro e apoio da BHTrans, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, da Empresa Municipal de Turismo (Belotur) e Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). 

O carnaval da cidade está previsto para ocorrer entre 4 e 26 de fevereiro. A PBH afirma que a data é estabelecida a partir do feriado nacional, incluindo as duas semanas anteriores ao sábado de carnaval até o domingo após a Quarta-feira de Cinzas. Assim, poderá contemplar os blocos de pré e pós-carnaval. 

De acordo com a prefeitura, na última edição, a capital mineira teve mais de 500 atrações, como blocos, palcos oficiais, festas e desfiles. O público estimado que frequentou os eventos foi de 4,45 milhões de foliões. 

Na página de inscrição, é possível consultar um tutorial explicando como proceder, além de um guia para os blocos de rua contendo informações e possíveis dúvidas sobre o processo. 
 
* estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen