Organizadores de blocos de carnaval que pretendem participar da festa de Belo Horizonte terão que se cadastrar no site da prefeitura. As inscrições, que foram abertas nesta terça-feira (4/10), seguem até o dia 4 de novembro.
A capital mineira retomará o carnaval de rua depois de dois anos sem a farra, devido à pandemia de COVID-19. Em 2020, o carnaval foi apontado como o melhor que já teve a cidade.
O cadastro dos blocos de carnaval, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), é fundamental para conseguir auxílio financeiro e apoio da BHTrans, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, da Empresa Municipal de Turismo (Belotur) e Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).
O carnaval da cidade está previsto para ocorrer entre 4 e 26 de fevereiro. A PBH afirma que a data é estabelecida a partir do feriado nacional, incluindo as duas semanas anteriores ao sábado de carnaval até o domingo após a Quarta-feira de Cinzas. Assim, poderá contemplar os blocos de pré e pós-carnaval.
De acordo com a prefeitura, na última edição, a capital mineira teve mais de 500 atrações, como blocos, palcos oficiais, festas e desfiles. O público estimado que frequentou os eventos foi de 4,45 milhões de foliões.
Na página de inscrição, é possível consultar um tutorial explicando como proceder, além de um guia para os blocos de rua contendo informações e possíveis dúvidas sobre o processo.
* estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen