Por Bruno Luis Barros
Cerca de uma tonelada de cocaína foi apreendida no início da noite desta sexta-feira (7/10) na BR-251, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Polícia Militar mineira. Um homem de 39 anos foi preso.
Trata-se da maior apreensão desse tipo de entorpecente realizada pela PRF no estado neste ano. A ação gerou um prejuízo superior a R$ 205 milhões para o tráfico de drogas.
Os entorpecentes eram transportados em um caminhão, que foi abastecido em São Paulo (SP) e tinha como destino a cidade de Salvador, na Bahia.
Os policiais interceptaram o veículo no km 375 da BR-135, que foi levado até a BR-251, em frente ao posto fiscal da PRF, no km 513. Lá, equipes do GER (Grupo Especial de Reação) e ROCCA (Rondas Ostensivas com Cães) da Polícia Militar auxiliaram nas diligências de busca e apreensão.
Ao Estado de Minas, o tenente Rafael Rabelo destacou que o serviço de inteligência de ambas as instituições policiais já haviam colhido informações sobre o transporte da carga – o que resultou na operação desta sexta-feira.
“Durante a abordagem, o motorista aparentou nervosismo e negou que estivesse transportando algo ilícito, mas colaborou com a polícia, permitindo que as buscas fossem feitas”, pontua Rabelo.
Ainda conforme o tenente, de fato – como o motorista e proprietário do caminhão havia alegado –, o veículo continha pacotes de areia higiênica para gatos. No entanto, as drogas foram encontradas no meio da carga em diversas barras de 1kg.
“Inicialmente, a parte superior da carga [de areia] foi retirada, e os policiais acharam diversas embalagens que, após abertas, continham as barras prensadas de cocaína”, explica.