Renato Manfrim - Especial para o EM
O queijo vencedor do 12º Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal Araxá é da cidade de Sacramento, no Triângulo Mineiro, mais precisamente da Fazenda Taquaral, tendo como produtor responsável José Américo Afonso Bernardes.
Leia Mais
Livro sobre córregos invisíveis de BH será lançado neste sábado (8/10)Trincas em barragem da AngloGold em Santa Bárbara trazem medo a comunidadesGolpistas pedem dinheiro usando falsos parentes em hospitais de Sete LagoasMaior do mundo: cidade de Minas produz queijo com mais de 2,7 toneladasHomem que sofria de Alzheimer e desapareceu em Araxá é encontrado mortoSegundo informações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o corpo de jurados foi composto por cinco especialistas de queijo minas artesanal, entre eles professores do Instituto Federal de Bambuí e do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/Epamig, um gastrônomo e uma pessoa ligada ao serviço de compras de queijos de uma grande rede de supermercados de Minas Gerais.
De acordo com a extensionista da Emater-MG Sílvia de Lima Passos é importante destacar dois aspectos do concurso. Primeiro, que todos os queijos se tratam do tipo Queijo Minas Artesanal, tradicional da região de Araxá e que tem como ingredientes leite cru, sal, pingo e coalho.
Os cinco classificados foram selecionados para representar a microrregião de Araxá no Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, a ser realizado em novembro, em Belo Horizonte.
Além da classificação para o concurso estadual, os cinco produtores que obtiverem maior pontuação na classificação final receberam troféus e certificados.
Já o campeão regional ainda foi agraciado com a inscrição direta de um queijo de sua produção, semelhante ao premiado, para participar da ExpoQueijo Brasil - International Cheese Awards 2023.
O que os juízes avaliaram?
Sílvia Passos explicou que externamente foram avaliados aspectos dos queijos como apresentação (formato e acabamento) e cor (uniforme ou manchada). “Após partidos, foram analisadas a textura (olhaduras e granulação), a consistência (dureza e untuosidade) e o paladar e o olfato (sabor e aroma) dos queijos”, explicou Passos.
Palestras
No Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal Araxá desse ano também foram realizadas palestras técnicas para produtores e público.
Foram três palestras, com duração de 30 minutos, que abordaram temas como processo de certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose, cooperativismo, crédito rural, inovação tecnológica e inteligência artificial no processo do queijo minas artesanal.