por Bruno Nogueira*
Uma coruja adulta foi resgatada por militares do Corpo de Bombeiros de Barbacena, na manhã desta segunda-feira (10/10). A ocorrência envolvendo animal silvestre em risco aconteceu na Zona Rural de Antônio Carlos, Região Central de Minas Gerais.
No local, os bombeiros encontraram a ave de médio porte presa em uma cerca de arame farpado ao redor de uma propriedade. O acidente provocou ferimentos na asa da coruja, que agora precisa passar por cuidados especializados.
Com o uso de Equipamentos de Proteção Individual, os militares resgataram o animal e o acondicionaram em uma caixa de captura apropriada. A coruja foi encaminhada para a Clínica Late e Mia de Barbacena, e ficará aos cuidados da Veterinária de plantão.
Segundo a veterinária Ana Caroline, a coruja ainda está sob muito estresse, apresentando um comportamento agressivo com aqueles que se aproximam. A ave está internada se acostumando com o ambiente, o que é necessário para evitar outros problemas de saúde. Quando atendida, se tiver condições de retornar ao meio ambiente, a coruja será encaminhada aos bombeiros para a liberação.
Polícia Ambiental resgata filhotes de coruja
Na última quarta-feira (5/10), a Polícia Ambiental resgatou três filhotes de corujas no Bairro Alvorada, em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.
Segundo a corporação, os animais tiveram o ninho danificado e estavam com os corpos cheios de formiga. As aves foram recolhidas pelos policiais e encaminhadas para uma clínica veterinária da cidade para atendimento.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira