Os dados são captados pelo Inmet na Estação da Pampulha. A temperatura mínima foi 20 ºC às 6h, com umidade de 61%. Há poucas nuvens desde o início do dia e vento fraco ou moderado.
Leia: Massa de ar quente traz tempo seco e altas temperaturas para Minas
Todo o estado está sob alerta de baixa umidade e tempo seco até domingo (16/10). Todas as regiões terão calor devido à massa de ar quente, que impede a formação de nuvens de chuva e a chegada de umidade. Segundo Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet, a sensação térmica está um pouco abaixo da temperatura devido à baixa umidade. "Em cidades litorâneas como Rio de Janeiro, Manaus, Belém, por serem úmidas, as pessoas sentem ainda mais 'desconforto térmico', que é o parâmetro relacionado à sensação térmica."
Leia: Minas tem 67 cidades em alerta por baixa umidade
Apesar do calorão, esse não é o dia mais quente deste ano em BH: em 14 de setembro, a estação da Pampulha registrou 36,1 ºC. O último recorde tinha sido registrado na cidade três dias antes, quando o calor chegou a 34,4°C.
Próximos dias
A previsão para os próximos dias é de mais calor e baixa umidade. As temperaturas variam de 16 ºC a 31 ºC até segunda-feira (17/10). Ao longo da semana, há previsão de diminuição na temperatura, aumento da umidade e pancadas de chuva.A mínima será de 12 ºC no Sul de Minas e 38 ºC no Norte. As regiões com menor umidade serão Norte, Nordeste, Triângulo, região Central e Grande BH.
Recomendações no calor
Para evitar que a alta na temperatura seja danosa para sua saúde, a Defesa Civil faz algumas recomendações. A mais básica e importante é se manter hidratado ao longo dia, portanto, beba bastante água.Confira as outras recomendações:
Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
Evite frituras;
Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).