Jornal Estado de Minas

OPERAÇÃO BRAHMAN

Dono de açougue é preso com uma tonelada de carne em situação irregular


Renato Manfrim - Especial para o EM

O dono de um açougue indiciado por receptação qualificada foi preso pela Polícia Civil (PC) de Uberaba nesta quinta-feira (13/10). No estabelecimento do homem de 50 anos foi apreendida uma tonelada de carne em situação irregular.



A ação policial, que fez parte da 3ª fase da Operação Brahman, ainda apreendeu na fazenda do suspeito cinco cabeças de gado que teriam sido furtadas.

LEIA TAMBÉM - Açougue é interditado vendendo mais de 100kg de carne estragada

Segundo o delegado Tiago Cruz, responsável pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Rurais de Uberaba, há indícios de que o suspeito estava receptando cabeças de gado e vendendo a carne em seu estabelecimento comercial.

Ainda conforme Cruz, outros dois inquéritos ligados à operação seguem em andamento na cidade. “Um deles apura a exposição de alimentos impróprios para consumo em estabelecimentos comerciais e o outro investiga o envolvimento de fiscais da Vigilância Sanitária nas atividades ilícitas”.

Operação Brahman


A Operação Brahman, que apura furtos de gado no município de Uberaba, começou em fevereiro deste ano.

A 1ª fase ocorreu em 11 de maio, quando foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e a detenção de dois homens, de 50 e 57 anos. Eles acabaram liberados sob pagamento de fiança.

Já a 2ª fase foi realizada em 1º de junho em 12 estabelecimentos (supermercados e açougues) com a apreensão de 3,5 toneladas de carne imprópria para o consumo.

LEIA TAMBÉM - Cuidado com carne barata: uma tonelada de mercadoria imprópria é apreendida