Seis pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira (17/10) durante a quarta fase da operação Covardes, em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. Segundo as polícias Civil e Militar, os detidos estão ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital, de São Paulo. O objetivo da investigação é coibir o “tribunal do crime” no município mineiro.
Foram cumpridos oito mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em vários bairros de Patos de Minas. Duas pessoas seguem foragidas.
LEIA -
LEIA -
Como erro da polícia libertou da prisão 138 suspeitos de integrarem o PCC
As apurações começaram a partir de relatos de uma morte de um homem na cidade depois de um julgamento da organização criminosa. A vítima foi enterrada em cova rasa. Posteriormente, a Polícia Civil soube de pelo menos mais um caso do tipo, todos acontecidos em uma casa.
“Existia esse tribunal e pessoas eram levadas a uma residência, onde sofriam agressões ou, caso entendimento da gangue, poderiam ser até mortas”, disse o delegado Luís Mauro Sampaio em entrevista coletiva.
LEIA - Policia Federal prende líder do PCC, um dos principais criminosos do país
LEIA - Policia Federal prende líder do PCC, um dos principais criminosos do país
O justiçamento poderia dar três sentenças aos envolvidos: liberação sem agressões, tortura por 10 minutos ou a morte.
Conforme o delegado, os alvos participaram do tribunal do crime, inclusive decidindo sobre o assassinato de algumas pessoas. A fase da operação busca prender autores, coautores e participantes no esquema.