Uma quadrilha especializada em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e roubo, que atuava especialmente em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, foi desarticulada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Nesta quinta-feira (20/10), uma operação cumpriu 31 mandados de prisão contra os integrantes da organização criminosa. Ao todo, foram cumpridos 250 mandados de busca e apreensão.
Segundo o MPMG, o grupo pode ter movimentado quase R$ 1 bilhão nos últimos cinco anos. A quadrilha era responsável pelo fornecimento e abastecimento de entorpecentes para traficantes de toda Zona da Mata mineira. As investigações duraram cerca de dois anos.
A organização criminosa era estruturada em diversos núcleos, entre eles: logística, que envolve o fornecimento de veículos para o transporte e pagamentos de cargas de drogas; financeiro, que cuidava da parte gerencial da atividade econômica; e um setor de corrupção, responsável pela proteção dos negócios ilícitos.
Ao todo, foram cumpridos 61 mandados de busca e apreensão, 148 mandados de sequestro de veículos, 10 mandados de sequestro e indisponibilidade de imóveis, apreensão e indisponibilidade financeira de R$55 milhões.