Um homem saiu da UPA São Benedito levando a mãe em uma maca, na noite dessa quarta-feira (19/10), em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Leia Mais
Guarda Civil é suspeito de agredir paciente na UPA Nordeste, em BHSem alvará há um ano, UPA de Divinópolis guarda remédios de forma irregular 'Força, Josué': e-mail enviado para todos os alunos da UFOP viraliza Pais denunciam, mas PBH nega falta de pediatras em UPACemig determina retirada de bandeirinhas da Copa do Mundo em rua de BHMotorista morre após trator de 20 toneladas cair de ponte de madeira'Me chamou de drogado': homem mata vizinho a facadas e se entrega à polícia
A situação foi filmada e viralizou nas redes sociais. A princípio, muitas pessoas entenderam que se tratava de um caso de sequestro.
Uma enfermeira da unidade explicou que a mulher foi até a UPA passar uma sonda e recebeu alta pouco depois. O filho tentou chamar um carro por aplicativo mas, devido a demora em um motorista atender a chamada, saiu da unidade com a mãe em uma maca.
Funcionários conseguiram alcançar o rapaz e, depois dessa situação, a idosa conseguiu voltar para casa em uma ambulância. Ainda de acordo com a funcionária da UPA, o homem se retratou e pediu desculpas.
Em nota, a prefeitura de Santa Luzia confirmou a versão da enfermeira e disse que a paciente deu entrada na UPA para a troca de uma sonda e já havia sido medicada e recebido alta.
O filho não conseguiu acionar um motorista de carro de aplicativo e uma das enfermeiras chegou a emprestar seu celular pessoal para que o homem conseguisse fazê-lo. Como nem assim foi possível chamar o transporte, a enfermeira ofereceu a remoção por ambulância.
“Não havia, porém, no momento, uma ambulância disponível, visto que todas estavam empenhadas em transferências de urgência – sua função principal na unidade. Então o filho, dizendo ao vigia que levaria a mãe apenas até o Uber, que afirmava haver finalmente conseguido chamar, surpreendendo a todos tentou levá-la embora na maca”.
A prefeitura ainda afirmou que, ao fazer isso, o homem enganou o vigia, o qual tentava ser prestativo, desviou um equipamento público - a maca - e colocou em risco a vida da mãe.
Após o filho ter sido impedido de continuar, a paciente foi trazida de volta à UPA, onde aguardou pela chegada da primeira ambulância, a qual procedeu à correta remoção, por volta das 23h.
Um boletim de ocorrência foi lavrado pelos profissionais da UPA, relatando o fato.