Jornal Estado de Minas

RETORNO

Sete mil alunos participam da volta dos Concertos Didáticos da Filarmônica

 

Cerca de sete mil estudantes mineiros, de 140 escolas públicas de BH, poderão participar dos “Concertos Didáticos”, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. As apresentações ocorrerão nos dias 25 a 27 de outubro, na Sala Minas Gerais. Ao todo, serão cinco concertos – gratuitos e fechados – para escolas previamente inscritas. O programa foi suspenso por dois anos devido a pandemia da COVID-19.





 

Neste ano, o programa terá a obra “Quadros de uma exposição” do compositor Mussorgsky, com orquestração de Maurice Ravel. A regência será do maestro convidado Rossini Parucci, que também é contrabaixista da Filarmônica de Minas Gerais. 


Nos dias 25 e 26/10, serão dois concertos por dia, às 9h30 e às 14h30, e, no dia 27/10, será às 19h30. O concerto será acompanhado de uma projeção ilustrada que interpreta os temas dos quadros que inspiraram a composição de Mussorgsky, criada pela designer Helena Cintra com recursos de pintura digital e inteligência artificial.


Além dos jovens alunos, 800 estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participarão da atividade. Para aqueles que trabalham durante o dia, o concerto será no dia 27 de outubro, segunda-feira, às 19h30. As demais faixas etárias – alunos dos ensinos fundamental e médio – participam dos concertos nos dias 25 e 26 de outubro, às 9h30 e às 14h30.





 

 

As apresentações da orquestra visam a democratização da música de concerto para crianças e jovens, como afirma Diomar Silveira, Diretor Presidente do Instituto Cultural Filarmônica. Desde 2008, ano de criação da Filarmônica, até o ano de 2019 (pré-pandemia), pelo menos 56.066 mil estudantes já tiveram a oportunidade de participar do Concertos Didáticos.


Antes da realização dos concertos na Sala Minas Gerais, são realizadas ações educacionais preparatórias, sobre música e orquestra, nas próprias escolas participantes, orientadas por 20 monitores estudantes dos cursos de graduação da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte também são parceiras no processo de inscrição e participação das escolas.

 

 

 


Este projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Kinross, Instituto CCR e Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. É realizado pelo Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.