As vagas para a castração gratuita de cães e gatos do mês de novembro, em Belo Horizonte, se esgotaram em menos de 1h30. A informação é da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que abriu o agendamento nesta segunda-feira (24/10), às 8h, oferecendo três mil vagas.
Segundo a PBH, a agenda costuma ser disponibilizada aos belo-horizontinos na terceira segunda do mês, sendo que o procedimento é feito no mês seguinte. Por isso, interessados que não conseguiram vaga para novembro deverão esperar até o dia 21, data prevista para o agendamento de dezembro.
Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo quatro meses e no máximo oito anos. Além disso, filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5 kg. Antes da cirurgia, é feita uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça o procedimento.
O serviço é oferecido gratuitamente a todos os tutores que sejam moradores da capital mineira e mantenham os animais na cidade. É necessário apresentar comprovante de endereço, CPF e carteira de identidade para fazer o cadastro.
Além disso, de acordo com a PBH, a castração exige que o animal seja devidamente preparado, incluindo jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas). Essas medidas são indispensáveis para a segurança do procedimento que envolve a anestesia geral.
No dia marcado para a castração, o tutor do animal deve permanecer na unidade após a cirurgia, até a alta. Os agendamentos serão feitos pelo site da PBH.