(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Chuva de granizo cobre paisagem no Sul de Minas: 'parece neve'

Prefeituras descartaram danos provocados pela chuva. Moradores ficaram surpresos com a 'virada' no tempo


24/10/2022 13:43 - atualizado 24/10/2022 13:43

Recepcionista de pousada brinca no granizo em Gonçalves
Recepcionista de pousada brinca no granizo em Gonçalves (foto: Aparecida Calicchio Cioban)
Paisagens cobertas por granizo mudaram o cenário de Consolação e Gonçalves, cidades do Sul de Minas, nesse domingo (23/10). A chuva chegou com pedras de gelo durante a tarde e trouxe a semelhança da neve para áreas rurais. As prefeituras desses municípios apontaram que não houve danos.

Parece neve

A chuva de granizo em Consolação durou cerca de 45 minutos, "você olhava e as montanhas e os pastos ficaram como se estivessem cobertos de neve", conta o professor aposentado José Antônio Coutinho. Ele mora no Bairro Vila Santo Antônio e explica que as pedras de gelo eram pequenas, mas, a chuva foi intensa.
 
José Antônio Coutinho mostra pedras de granizo resistirem mais de 12 horas após chuva
José Antônio Coutinho mostra pedras de granizo resistirem mais de 12 horas após chuva (foto: José Antônio Coutinho)
 
"Uma chuva dessa, só o pessoal mais velho lembra aqui em Consolação. É que em 14 de agosto de 1979 tivemos chuva de granizo muito forte, assim como a deste domingo." Na manhã desta segunda-feira, ele viu que os prejuízos foram na horta do pai, que ainda estava com pedras de granizo. "A chuva quebrou a plantação de milho, chuchu, feijão e verduras da horta", que fica em uma área grande da casa. Segundo a prefeitura, a chuva foi intensa e atingiu principalmente a zona urbana. Moradores não relataram prejuízos estruturais.

Do sol à sensação de neve

Gonçalves, que fica perto de Consolação, teve uma 'virada' no tempo. O domingo teve predomínio de sol e antes das 17h o tempo fechou, começou a trovejar e caiu granizo, conta a prefeitura.
 
O município não esperava essa chuva que atingiu intensamente os bairros Mundo Novo, Henriques e parte considerável de outros bairros. A chuva de granizo durou mais de 40 minutos e com grande quantidade de pedras de gelo. A Defesa Civil não teve registros de danos.
 
Aparecida Calicchio Cioban é proprietária de uma pousada em Gonçalves há cinco anos, mas frequenta o município desde 2007. "Nunca vi nada igual em Gonçalves e nem em outro lugar", conta ao lembrar da chuva de granizo. O recepcionista do local, Júlio Pires, aproveitou para se deitar no granizo e registrar uma foto.
 
O analista de sistemas Nei Oliveira e a esposa Regina Oliveira, de Campinas, foram para Gonçalves comemorar as bodas de ouro dos amigos Iradje Lazdi e Maria Lúcia Lazdi. Eles estavam na piscina no final da tarde quando “o tempo fechou completamente com uma nuvem bastante carregada, começou a chover bastante e cair muito granizo”, ressalta Nei.
 
“Toda a área ficou branca de tanto granizo. Foi uma experiência bastante diferente, nunca tinha visto tanto granizo assim. A gente aproveitou esse momento, se divertiu, mas ficamos preocupados com os agricultores da região porque a quantidade de granizo era muita. Graças a Deus aqui na pousada não houve danos.” Eles aproveitaram para colocar a champagne e as taças para gelar no granizo e comemorar as bodas. 
 
(Nayara Andery/ Especial para o EM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)