A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) faz um alerta aos usuários contra criminosos que estão usando contas de energia para dar golpes com pix.
Atualmente, a empresa recebe o pagamento de mais de 600 mil faturas de energia via pix por mês. Com isso, criminosos e estelionatários tentam confundir os clientes, especialmente com boletos falsos e WhatsApp que não são oficiais da companhia.
Os pagamentos via pix chegaram ao Brasil em 2020, e a Cemig adotou essa forma de pagamento para suas faturas em 2021.
Leia Mais
Cemig determina retirada de bandeirinhas da Copa do Mundo em rua de BHDia de Nossa Senhora: o retorno da missa com fiéis na Praça da CemigFuncionários da Cemig e empresários são investigados por fraudeMulher recebe vibrador no lugar de iphones comprados pela internetSuspeitos de se passarem por terceirizada da Cemig são presosPolícia prende homem apontado como líder do tráfico de drogas no sul de MGEm Uberaba, 90% das pessoas LGBT+ já tiveram depressão e 56% ideia suicidaBandeirinhas ficam: Cemig e moradores chegam a um acordo sobre decoração“O primeiro passo é entrar em contato com a empresa para apurar a legitimidade da cobrança. Uma das opções mais simples é verificar a conta devida utilizando o Whatsapp da companhia, por meio do número (31) 3506-1160. Outra possibilidade é pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br). O cliente também pode entrar em contato com o telefone 116, que funciona 24 horas e verificar a veracidade do débito.”
Além disso, em todos os pagamentos, o cliente deve conferir os dados do remetente. No caso da Cemig, o usuário verá o CNPJ da empresa (o mesmo impresso na fatura) e o nome Cemig como beneficiário.
Pagamento de conta de energia com pix
A Cemig informa ainda qual a forma correta de realizar pagamentos de contas de energia via pix. Basta o cliente fazer a leitura do QRCode com a câmera do celular e pagar a fatura pelo aplicativo do seu banco. O QRCode está presente no campo "Reaviso de contas vencidas/ Débitos anteriores" da conta ou ao lado do código de barras tradicional.
Em caso de pagamento de 2° via, o pix também pode ser utilizado. Basta solicitar a 2° via digital por meio do Cemig Atende Web ou pelo WhatsApp (número 31 3506-1160).
Pelo app Cemig Atende, o cliente pode ainda usar a ferramenta “copia-cola” do código PIX para permitir o pagamento em seu banco digital de preferência, sem a necessidade de utilização da câmera do celular.