O Observatório das Plataformas Digitais (OPD), programa de extensão da UFMG, vinculado ao grupo Continente, do Instituto de Geociências (ICG), vai traçar o perfil e as condições de trabalho dos motoristas de aplicativo na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para isso, os interessados deverão preencher um questionário on-line.
De acordo com o projeto, as empresas de transporte por aplicativos chegaram na capital mineira em 2014, e, desde então, têm feito mudanças concretas nas formas de regulação, organização e uso do território.
Leia Mais
Em Uberaba, 90% das pessoas LGBT+ já tiveram depressão e 56% ideia suicidaGreve do metrô de BH: categoria quer aprovar paralisação geral amanhã (26)Belvedere, Olhos D'Água e Pilar estão sem água por falta de luzVazamento de gás em laboratório suspende aulas de Farmácia na UFMGManifestantes exigem arqueólogo em construção no Largo do RosárioMulher tem pernas amputadas ao ser atingida por trem em Sarzedo Fundador e ex-baixista da banda Sgt. Pepper's morre em BHTodos os questionários foram elaborados em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), entidade mantida pelo movimento sindical brasileiro.
Além disso, os entrevistadores são alunos da UFMG devidamente identificados, e a pesquisa é financiada por instituições públicas. Por isso, o estudo não tem interesses comerciais ou ligações com empresas privadas.
Segundo o grupo de estudos, os dados dos motoristas de aplicativo são anônimos, protegidos por legislação específica e não serão compartilhados com terceiros. Os interessados podem acessar o site da OPD ou mandar um e-mail para continente.ufmg@gmail.com.