Integrante de família humilde, Samuel se deslocou para a região junto com um grupo de aproximadamente 25 alunos do curso de geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para fazer um "trabalho de campo" na Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Pandeiros, afluente do Rio São Francisco.
Leia Mais
Estudante desaparece no Rio Pandeiros durante trabalho de campo Corpo de estudante é resgatado no Rio Pandeiros, em JanuáriaBanhistas da cachoeira da barragem Capim Banco terão simulado de emergênciaCachoeira de Ponte Alta é interditada, sob risco de desmoronamentoEstudante da UFMG morto no interior de SP é sepultado nesta quinta (9)Metroviários de BH suspendem greve geral desta quarta (26/10); entendaMotorista alcoolizado tenta fugir de policiais e bate em ônibus
Segundo o comandante do 8º Pelotão do Corpo de Bombeiros em Januária, tenente Geraldo Gonçalves Xavier, testemunhas disseram que um dos estudantes que participavam do “trabalho de campo” entrou no rio próximo da cachoeira e começou a se afogar.
Na sequência, outros estudantes também saltaram no rio para tentar salvar o aluno que estava se afogando. Ainda conforme as testemunhas, Samuel, mesmo sem saber nadar, mas, movido pelo espírito de querer ajudar a salvar o colega, também entrou no rio. O universitário acabou sendo arrastado pela correnteza e desapareceu nas águas do rio enquanto o colega que estava se afogando foi salvo e sobreviveu.
O sepultamento do corpo de Samuel foi acompanhado por centenas de pessoas, entre parentes, amigos, colegas do estudante e professores da Unimontes. A vice-reitora da Universidade, Ilva Ruas de Abreu, também esteve presente, juntamente com o pró-reitor de Extensão, Paulo Eduardo Gomes de Barros e outros representantes da instituição.
Na despedida do estudante, amigos e parentes de Samuel exibiram balões brancos. O pastor João Aguiar, da Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal, que é ligado à família do universitário, lembrou das virtudes de Samuel, que completaria 22 anos de idade em novembro proximo. “Vivemos a dor da despedida. Mas, também devemos manifestar sempre à nossa gratidão à Deus”, afirmou o pastor durante a pregação.
Lamentando a fatalidade, o religioso agradeceu às equipes do Corpo de Bombeiros, à Polícia Militar de Meio Ambiente pelo trabalho de resgate no Rio Pandeiros. Agradeceu ainda aos colegas de Samuel, aos professores e à Unimontes pelo apoio à família do estudante.