Três colombianos, de 27, 30 e 36 anos, foram presos na cidade do Rio de Janeiro (RJ) nessa segunda-feira (24/10), depois de furtarem três apartamentos em um dia na cidade de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O crime foi encomendado e a suspeita é que os cabeças da quadrilha acompanhassem perfis de influenciadores digitais para saber quando eles não estavam em casa.
A prisão aconteceu depois que a Polícia Civil de Minas Gerais identificou o carro usado pelos ladrões e repassaram a informação para a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O carro foi avistado já na capital fluminense.
O trio, sendo dois homens e uma mulher, foi detido e confessou o crime. Os colombianos disseram que foram contratados para cometer os furtos e seriam recompensados pelo serviço. Eles conseguiram retirar cerca de R$ 200 mil em pertences dos três apartamentos arrombados.
O caso agora será investigado pela Polícia Civil do Rio de janeiro, com o intuito de identificar os contratantes.
Os furtos
As invasões aconteceram no sábado (22/10) em três imóveis nos quais os moradores não estavam. Todos foram arrombados e de lá os ladrões levaram relógios, óculos, bolsas, perfumes e outros objetos de valor.
O crime encomendado pode ter sido arquitetado a partir de monitoramento das redes sociais das vítimas, que atraem grande número de seguidores e expõem a vida de maneira a dar brechas para a ação da quadrilha.
“Quem tem vida pública se torna suscetível a esse tipo de crime”, disse o delegado de furtos e roubos da Polícia Civil de Patos de Minas, Érico Rodovalho. Ele ainda salientou que essa forma de agir é inédita na cidade.