A Polícia Civil recuperou em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, uma máquina desensiladeira avaliada em R$ 189,5 mil que havia sido comprada de forma fraudulenta em Laranjais do Sul (PR). O equipamento foi localizado em uma fazenda na zona rural do município. Um servidor público e um empresário local são procurados.
Foi preciso identificar a quadrilha para que o equipamento fosse encontrado. As investigações apontaram que a organização criminosa era bem organizada. Um dos membros se passava por comerciante conceituado em São Paulo. Ele usava documentos falsos e fazia a negociação.
Assim, ele adquiriu o maquinário no sul do país e, para transportá-lo para Uberlândia, utilizou, juntamente com o bando, três caminhões diferentes, cada um percorrendo um trecho. O objetivo era dificultar o rastreamento caso fossem denunciados durante o trajeto.
Investigadores de Uberlândia localizaram e apreenderam o equipamento após pedido de ajuda da polícia do Paraná. A máquina havia sido adquirida no dia 10 de outubro. Quando os policiais chegaram à fazenda, os criminosos já tinham fugido.
O delegado chefe do 9º Departamento da Polícia Civil, Marcos Tadeu Brito, informou que dois dos suspeitos são da cidade do Triângulo, sendo um deles funcionário público municipal e o outro, empresário. Eles poderão ser indiciados pelo crime de receptação.
Há suspeita de que a quadrilha tenha praticado outros crimes na cidade. A empresa que vendeu o equipamento foi avisada da apreensão.