(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APOSENTADOS E PENSIONISTAS

PBH convoca beneficiários nascidos em novembro para a prova de vida

Procedimento é feito para confirmar que aposentados e pensionistas estão vivos, evitando irregularidades no pagamento dos benefícios


03/11/2022 14:49 - atualizado 03/11/2022 15:11

Fachada da prefeitura de BH
Prova de vida: 1.627 beneficiários da prefeitura devem comparecer a uma agência do Bradesco este mês (foto: Rodrigo Clemente/PBH)
Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que nasceram em novembro devem comparecer, presencialmente, em qualquer agência ou posto do Banco Bradesco para fazer a prova de vida até o dia 30 de novembro. Aqueles que não comparecerem no prazo terão o salário suspenso.

A prefeitura sugere que os 1.627 beneficiários compareçam entre os dias 11 e 25 nas unidades bancárias, já que a circulação de pessoas nos espaços deve ser menor. Na agência, o aposentado ou pensionista deve realizar o procedimento em um terminal de autoatendimento e imprimir o comprovante, efetivando o recadastramento.

Caso a biometria não esteja cadastrada ou a pessoa não consiga realizar a prova pelo autoatendimento, ela deverá apresentar um documento original com foto e o CPF ao atendente do banco.

O pagamento será regularizado no mês seguinte ao da prova de vida, respeitando a data da folha de pagamento.

Exceções

O beneficiário poderá realizar a prova de vida fora do autoatendimento ou das agências, nas seguintes situações:
  • Se for pensionista menor de 18 anos de idade;
  • Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;
  • Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo;
  • Quando a biometria não puder ser lida por qualquer motivo;
  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
  • Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior. 

Mais de 900 aposentados ou pensionistas estão com o pagamento suspenso

Ao todo, a prefeitura tem 939 beneficiários, que não realizaram a prova de vida nos meses anteriores, com o pagamento suspenso. A administração da capital mineira reforça que o benefício ficará retido até que a situação seja regularizada.

Dessas pessoas que não fizeram a prova, 644 são aniversariantes de outubro, 227 de setembro - 67 já fizeram, mas terão o pagamento liberado no dia 21/11 - e 68 nos meses de maio, junho, julho e agosto.

Recadastramento foi retomado em maio

A prova de vida tinha sido suspensa em março de 2020, devido à pandemia de COVID-19, mas com a vacinação da população e a estabilização dos indicadores epidemiológicos, o processo foi retomado em Maio deste ano.

A PBH informa que aqueles que fizeram aniversário em janeiro, fevereiro, março e abril, não precisam comparecer para fazer a prova. Para essas pessoas, a obrigatoriedade retorna em 2023. Ao todo, a prefeitura conta com 20,2 mil aposentados e pensionistas.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)