Jornal Estado de Minas

CUIDADOS

Copa do Mundo: veja dicas para colocar adereços nas ruas em segurança

Desde 1994, o ano do tetra da Seleção brasileira, moradores da Rua Franscico Bicalho, no Bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte, fazem uma decoração especial para a Copa do Mundo. Conhecida como 'Rua da Copa', o local fica todo enfeitado com adereços e bandeirinhas verdes e amarelas.





Neste ano, no entanto, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) determinou que as bandeirinhas, que segundo a empresa estavam instaladas de forma irregular próximo aos fios da rede elétrica, fossem retiradas

Mas uma solução foi encontrada pelos moradores em acordo com a parte técnica da Cemig e as bandeirinhas foram novamente instaladas na 'Rua da Copa', que  vai seguir com a programação de comemorações sem riscos.

Diante desse acontecimento, a Companhia produziu um material contendo informações sobre o que pode e o que não pode ser feito nas decorações de rua para a Copa do Mundo. Sobre o que é proibido, o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares alerta para os cuidados com as decorações.





"Então, sempre que vocês forem colocar qualquer tipo de adereço para enfeitar para a Copa do Mundo, sempre (deve-se ter) a preocupação de estar longe da rede elétrica da Cemig, nunca usando instalações da Cemig e com todo o cuidado para que a comemoração seja a melhor possível e que venha o hexa para todos nós do Brasil.".

O que não pode ser feito 


De acordo com o material emitido pela empresa de energia, está proibido as instalações de adereços, enfeites e ornamentos nos postes e essas instalações devem ser realizadas longe das redes elétricas. As instalações nunca podem ser fixadas com arames metálicos, pois há um aumento na chance de um choque elétrico.

Além disso, o acesso dos eletricistas que realizam a manutenção do sistema elétrico pode ser dificultado. Há também um risco, ao instalar os enfeites próximos a rede elétrica, de queda por altura durante a fixação dos ornamentos e tal queda pode ser fatal. A Cemig ainda alerta sobre outras recomendações que devem ser tomadas:

  • Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
  • Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites que utilizem energia (lâmpadas etc), consultar um eletricista especializado. Fazer gatos é crime e traz sérios riscos para quem faz e para a população.
  • Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica, %u200Bindependentemente do material.
  • Com relação a estruturas para exibição de jogos em telões e apresentação de shows, na montagem e na desmontagem deve-se considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, de redes subterrâneas%u200B, nunca montando estes palanques embaixo da rede elétrica da Cemig.
  • Atenção à instalação de antenas de TVs ou de internet, que devem ser colocadas sempre longe dos fios das redes elétricas, e sempre utilizando hastes de dimensões inferiores à menor distância entre o ponto de instalação e a fiação da Cemig.
  • A fixação das coberturas de palcos e assemelhados deve ser bem-feita para evitar o desprendimento e a possível projeção contra a rede elétrica, em casos de ventos fortes.
  • Aparelho de som, refrigeração, churrasqueiras elétricas e outros aparelhos deste tipo não devem ser ligados próximo a duchas ou piscinas.
  • Não utilizar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
  • Outro alerta importante é em relação aos fogos de artifício, que devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio.
  • Não tentar socorrer as vítimas se houver contato com fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.