Eleita deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) afirmou que a “rua não pode ser alternativa” para pessoas LGBTIA+. A vereadora de Belo Horizonte participa, neste domingo (6/10), da 23ª Parada do Orgulho LGBT.
Mais cedo, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) compareceu à Praça da Estação. Lá, ele anunciou a criação de uma casa de acolhimento LGBTIA que será lançada no aniversário de Belo Horizonte. Para o prefeito, essa é uma demanda antiga e que é necessária.
Questionada pelo Estado de Minas sobre o assunto, Bella falou sobre o processo de criação da casa. “Percebemos, principalmente durante a pandemia, a necessidade de ter espaços para pessoas LGBTIA . A rua não pode ser uma alternativa para essas pessoas. Muitas delas estão em situação de rua pela ausência de espaços de acolhimento com dignidade”, disse.
Para Bella, a parada é um “momento de celebração da democracia e dos direitos”. “Pessoas LGBT, como nós, vêm sendo perseguidas nos últimos anos. Conseguimos vencer a eleição presidencial e estamos aqui comemorando a luta por direitos”, afirmou.
Bella é uma mulher lésbica e luta pelos direitos LGBTQIA+ na Câmara dos Vereadores. A agora, eleita deputada, fez campanha para Assembleia Legislativa também relembrando pautas de diversidade.
Parada reúne milhares
Leia: Na parada LGBT, Duda Salabert fala sobre vitória de Lula: 'Vitória da diversidade'A 23ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte leva milhares de pessoas para a Praça da Estação, na Regiao Central.
A edição deste ano tem como tema 'Orgulho de ser. Resistir para vencer'.
“A expectativa para hoje é que seja uma parada alegre, festiva, de reencontros. Com o espírito renovado de que temos esperança pela frente”, disse Maicon Chaves, presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG).