A Polícia Civil prendeu 11 pessoas e cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em operação contra duas facções investigadas por crimes de homicídio e tráfico de drogas. A operação denominada ‘Duo Latera’ aconteceu na sexta-feira (4/11) e no sábado (5/11) em Belo Horizonte e Guanhães, no Vale do Rio Doce. Um suspeito segue foragido.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações contra as facções começaram em 2019, quando crimes relacionados ao tráfico de drogas aconteceram no aglomerado da Ventosa, Região Oeste da capital. Em outubro, dois irmãos gêmeos que lideravam um dos grupos sofreram uma emboscada e foram atacados por nove rivais. Um deles morreu após ser atingido por oito tiros nas costas e o outro sobreviveu.
O irmão sobrevivente preparou uma vingança e, com cinco aliados, matou uma liderança da gangue rival. Na sequência ele seguiu comandando o tráfico em Guanhães, onde foi preso. Os detidos na operação têm entre 20 e 39 anos e registros policiais por homicídio, roubo, furto, tráfico e associação para o tráfico.
Segundo o delegado que coordena as investigações, Guilherme Catão, as prisões enfraquecem o tráfico de drogas no aglomerado da Capital. “Agimos nas duas principais facções criminosas da Ventosa e, com isso, nesse momento, podemos dizer que se criou um vácuo de poder na região”.
A operação foi organizada pelo Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e contou com a participação da Delegacia de Polícia Civil em Guanhães, do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Coordenação Aerotática (CAT) e do Canil da Polícia Civil.