O cadastro para o ano letivo de 2023 na rede pública de Minas Gerais começa nesta quarta-feira (9/11). As inscrições são para alunos que desejam ingressar no sistema de ensino do estado ou para os que vão mudar de escola e duram até o último dia do mês, 30/11. O resultado será divulgado em 12/12 e as matrículas vão até 13/1/2023.
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Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O sistema é unificado com os municípios, portanto os alunos podem ser encaminhados para escolas do ensino fundamental e médio municipais e estaduais.
Em Minas Gerais, 727 municípios aderiram ao Cadastro Escolar unificado. Nos restantes, o encaminhamento contempla apenas as escolas estaduais. Os estudantes são indicados para a escola mais próxima de sua residência que possua vaga para a etapa pleiteada.
Para se inscrever, os pais, responsáveis ou o aluno maior de idade interessado deverão acessar o Sucem e informar o nome do aluno, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações. Também deve ser informado o tipo de ensino, nível e etapa que o aluno pretende cursar.
Educação de Jovens e Adultos
Aqueles que pretendem retornar aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar. Para ingressar na EJA, o estudante deve ter no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
Encaminhamento para a matrícula
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, o encaminhamento para a matrícula será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado.
Os critérios de alocação e desempate seguem a seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentem a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno com menor idade.
No dia 12/12, o estudante deve acessar o site do Sucem com o número de inscrição para verificar a escola para a qual foi encaminhado. Com a documentação necessária, a família ou estudante deverá procurar a unidade escolar para qual foi direcionado e efetuar a matrícula até o dia 13/1/2023. Vale destacar que a vaga do estudante estará assegurada apenas após a efetivação da matrícula.
O candidato que não realizar a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para a matrícula em escolas públicas e deverá participar do processo de ocupação das vagas remanescentes, que ocorre entre 24/1 e 10/2/2023.