Minas Gerais tem registrado em todas as cidades fortes chuvas, algumas inclusive, com queda de granizo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), isso está acontecendo por causa de uma massa de ar quente e úmida, muito característica da primavera, que causa instabilidade no clima.
A umidade produzida durante o dia "enche" a nuvem, e quando a noite cai, ocorre a precipitação. "Essa condição afeta toda Minas Gerais, mas principalmente Centro-Sul, Oste, Triângulo e Zona da Mata", diz Inmet.
Nesta quarta-feira (9/11) o céu ficará nublado com chuva forte (raios, rajadas de vento e trovoadas) nas regiões Sul, Oste, Alto paranaíba, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
%uD83E%uDDCA#Granizo: Como previsto pelo #INMET, há registro de chuva forte e queda de granizo em Campos Gerais (MG).
%u2014 INMET (@inmet_) November 8, 2022
%uD83D%uDCFD%uFE0F Claudemir Felix- 5°DISME/INMET
%uD83D%uDFE1Minas Gerais segue com Aviso Amarelo de #tempestade para hoje %uD83D%uDC49 https://t.co/fZ77UgOZFJ#chuva #granizo #novembro pic.twitter.com/4J7K4F2H1G
Para o restante das regiões, haverá chuva moderada à tarde. A temperatura mínima registrada foi de 9,9°C em Monte Verde, no Sul de Minas, e a máxima prevista é de 35°C em Montalvânia, no Norte.
Pelo menos oito regiões de Minas Gerais estão com previsão de chuva de granizo hoje e nos próximos dias: Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul, Campo das Vertentes, Oste, Central e Região Metropolitana de BH.
* Estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen