Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com mais golpes na compra online de automóveis, com 11% dos casos, considerando o 1º semestre de 2022. Minas fica atrás somente de São Paulo, com 44% dos casos. O Rio de Janeiro vem em terceiro lugar, com 7% dos casos.
O levantamento foi feito pela Semana da Segurança, campanha de educação digital para prevenção a golpes no ambiente online das empresas iCarros, OLX e SóCarrão.
Ainda de acordo com o levantamento, o roubo de dados é o principal meio usado pelos criminosos na hora de aplicar o golpe. Os fraudadores utilizam de engenharia social para extrair dados pessoais e bancários das pessoas, para depois o utilizarem em novos golpes, como o do falso intermediário.
Em segundo lugar, vem o golpe do falso anúncio. Dessa forma, os bandidos criam anúncios com veículos inexistentes para conseguir pagamento antecipado, ficando o comprador sem o carro e sem o dinheiro.
O que mais atrai nos anúncios fraudulentos, segundo o levantamento, é o preço muito abaixo do praticado no mercado, que pode chegar a até 70% do valor na tabela Fipe.
Entre janeiro e junho de 2022 em Minas Gerais, estima-se que o prejuízo com os golpes aplicados foi de cerca de R$ 44,3 milhões.
Veículos mais visados
Segundo o levantamento, Gol, Corolla e Celta são os modelos de carros mais utilizados para aplicar golpes. Palio, Civic, Onix, HB20, Fox, Uno e Hilux estão na lista dos veículos mais utilizados pelos criminosos.
Perfil das vítimas
A maioria dos mineiros que caíram em fraudes são homens, com 88% dos casos, contra 12% de mulheres. 50% das vítimas têm até 31 anos.
Segurança online
Para se prevenir e evitar cair em golpes de vendas de carros online, o levantamento apontou as principais medidas que devem ser adotadas para se prevenir da ação dos fraudadores:
- Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item, evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados;
- Tire todas as dúvidas preferencialmente pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem, que são ambientes menos controlados;
- Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;
- Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;
- Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;
- Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;
- Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório.