(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JÚRI EM BH

'Eu perdoaria ele', diz viúva de motorista morto por delegado

Familiares de Anderson Melo estiveram na porta do Fórum Lafayette, onde é realizada a primeira audiência do caso


09/11/2022 10:46 - atualizado 09/11/2022 12:12



"Eu perdoaria ele porque o Deus que eu sigo não me deixa”. Apesar da indignação pelo assassinato do marido, essas são as palavras de Maria Regina de Jesus, de 50 anos, viúva do reboqueiro Anderson Cândido de Melo, assassinado por Rafael de Souza Horácio, delegado da Polícia Civil, após uma discussão de trânsito na Avenida do Contorno, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, no último dia 26 de julho.

Duas mulheres ao lado de uma faixa
Outras testemunhas devem ser ouvidas nos próximos dias (foto: Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Mesmo aceitando dar o perdão para o acusado de matar seu marido, Maria Regina ainda tem questionamentos a fazer. “Eu perdoaria ele, mas perguntaria para ele por que ele matou meu marido, o que levou ele a fazer isso com meu marido”, disse.


Primeira audiência sobre o caso


A primeira audiência do processo contra o delegado da Polícia Civil (PC) Rafael de Souza Horácio, acusado de matar, com um tiro no pescoço, o motorista de caminhão de reboque Anderson Cândido de Melo, após uma discussão de trânsito, é realizada na manhã desta quarta-feira (9/11), no Fórum Lafayette, em BH. O crime aconteceu no último dia 26 de julho, na Avenida do Contorno, Região Centro-Sul da capital.

Como esta é a primeira audiência do caso, a tendência é que testemunhas sejam ouvidas pelos próximos dias. Serão ouvidas oito testemunhas de acusação e sete de defesa.

Familiares de Anderson estiveram na porta do Fórum levando faixas com pedidos de justiça e camisas estampando a foto do motorista. O clima era de indignação.
 

Família tem sobrevivido de doações 

 
Maria Regina afirmou que desde a morte do marido a família tem passado dificuldades e depende da ajuda de amigos para sobreviver. "Eu estou passando dificuldade, gente. Olhem por nós, por favor, governo, olhe por mim. Por essa família".

A viúva de Anderson questionou a demora da entrega do caminhão e do celular da vítima, ainda retidos com a polícia. "Por que, até hoje, eles não resolveram essa situação? A gente precisa do nosso caminhão para dar segmento no que ele deixou aqui na terra. O caminhão está lá no pátio estragando e quem vai ter que arcar com isso é a gente. Eu não tenho dinheiro. Meu marido não era rico não, a gente é pobre", desabafou.

A viúva afirmou também que a defesa de Rafael Horácio não procurou a família. "Ninguém procurou a gente. É muita dificuldade o que estamos passando", contou.

De acordo com Maria Regina, se não fossem os amigos de Anderson, ela estaria passando fome. 

Relembre o caso


No dia do crime, o delegado Rafael de Souza Horácio, que estava em uma viatura descaracterizada juntamente com outro policial, alegou que Anderson o “fechou” com seu caminhão por duas vezes causando perigo para quem trafegava na via e que, posteriormente, teria jogado o veículo na direção do delegado, que havia descido do carro, e da viatura.

Rafael disse, então, que ele e o outro policial presente exigiram que Anderson Melo descesse do veículo, mas que o motorista não acatou a ordem e acelerou na direção deles. O delegado então sacou a arma e atirou contra o pára-brisa do caminhão, acertando Anderson no pescoço.

O motorista foi socorrido e passou por cirurgia, mas morreu no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.

Apesar da alegação do delegado, a juíza sumariante do 1º Tribunal do Júri de BH, Bárbara Heliodora Quaresma Bomfim, destacou a “irracionalidade e violência do crime apurado” e do autor ser uma “autoridade pública”.

Além disso, Rafael de Souza Horácio conta com 16 registros por infrações penais e administrativas na Corregedoria-Geral da Polícia Civil.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que durante o tempo em que estiver respondendo ao processo, o delegado está afastado de suas atividades, mas permanece como servidor do estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)