Jornal Estado de Minas

REDES SOCIAIS

YouTuber mineira 'causa' na internet após criticar tema da redação do Enem

Um vídeo da YouTuber mineira Débora Aladim sobre o tema da redação do Enem deste ano dividiu opiniões nas redes sociais. A historiadora criticou os textos de motivadores que servem como guia para o candidato. 


De um lado, perfis elogiam a mineira e concordam com os comentários dela sobre o exame. Já outros usuários das redes sociais afirmam que as opiniões dela são vazias, e os comentários, para viralizar. 




 
O caso começou quando a YouTuber fez uma transmissão ao vivo após a prova, neste domingo (13/11), para comentar o tema da redação, "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". 
 
 
“Existem 26 povos tradicionais no Brasil, e o texto motivador não fala quem eles são, dá exemplo. É tanta gente que não cabe. Mas ele quer que você faça caber”, comentou em um trecho viral da live. O vídeo conta com mais de 3 milhões de visualizações. 
 
“Débora Aladim revoltada com os textos motivadores do Enem 2022 é minha religião”, escreveu o perfil que publicou o vídeo. Outros usuários compartilham da mesma opinião e agradecem os comentários da YouTuber sobre a prova.





Redes sociais

  
Com o fim da prova, candidatos foram ao Twitter pedir a opinião da historiadora. Anualmente, ela comenta a prova de ciências humanas e a redação do Enem em suas redes sociais. 


Em 2019, Débora viralizou com um vídeo as temáticas da prova de ciências humanas. "Cadê Era Vargas", disse.


Mas usuários do Twitter também criticaram a mineira. “Esses vídeos da Débora só têm críticas vazias. A revolta dela é totalmente sem fundamento. Todo mundo sabe que a prova é assim e pra redação também: tem que pensar. Vai com a mente do cursinho: você se f*de”, escreveu uma pessoa em resposta à publicação viral. 




 
“Muito me impressiona ela ter um curso de redação e não saber interpretar uma frase simples”, respondeu outro perfil. Débora Aladim faz vídeos e publicações nas redes sociais sobre história brasileira e dicas para o Enem e vestibulares. Com a popularização do conteúdo, ela abriu um curso que propõe ajudar alunos a construir redações para os exames.
 
“A verdade é que a Débora é uma pessoa que quer vender curso e usa o desespero de alunos despreparados com a redação pra ganhar likes e vender curso. A redação não exigia que você citasse os 26 povos, você pode pegar 2 (que foram citados no texto) e fazer de boa”, escreveu um usuário.