Jornal Estado de Minas

DOE SANGUE

Hemominas faz apelo para doação de sangue no final de ano

 

O Hemocentro de Belo Horizonte está com estoque em nível crítico para três tipos de sangue: O +, O- e B-. E a tendência é que, com a chegada do fim do ano, esse estoque fique ainda mais baixo devido a viagens, festas e maior quantidade de acidentes.



A pandemia também reduz a doação, tendo em vista que pessoas com sintomas gripais ou problemas respiratórios não podem doar sangue. 

Diante desse cenário, a Fundação Hemominas faz um apelo para que pessoas se mobilizem para doar sangue e manter a rede abastecida. 


Alguns critérios básicos para doação de sangue, estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devem ser respeitados para que nã haja risco para a saúde do doador, nem a de quem irá receber. Assim o candidato a doador deve se atentar às exigências: 

O detalhamento desses e de outros critérios podem ser encontrados no site da Hemominas

 

Como doar ?

A doação pode ser agendada no portal ou pelo aplicativo MG Cidadão. O candidato a doador também pode se dirigir ao Hemocentro de Belo Horizonte, que  fica localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321, no Bairro Santa Efigênia. O horário de funcionamento é entre 7h e 18h, de segunda a sexta, e de 7h às 13h aos sábados.





 

Em caso de dúvidas, os doadores podem entrar em contato pelo telefone (31) 3768-4500.

Campanhas

O analista da Assessoria de Captação da Fundação Hemominas Thiago Sindeaux, explica que, com a baixa de doação nessa época do ano, a fundação conta com "ações de captação, como palestras informativas sobre a importância da doação voluntária de sangue".

Outras ações implementadas no período são as coletas externas, que atende instituições e cidades onde não há unidade da Hemominas; convocação massiva de doadores com estoque mais crítico; além de parceria com grupos e caravanas de doadores.