Uma barragem de água se rompeu, na noite dessa terça-feira (15/11), no Povoado de Maracujá, zona rural da cidade de Capelinha, na região do Alto do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMG), por causa do alto índice de chuvas no local, as três barragens do córrego do Maracujá estavam com alto nível de água.
Leia Mais
Promotor de Justiça questiona paralisação de hospital de UberabaPneu estoura e mata jovem em fazenda de MinasInfluenciador Big Jhow é novamente preso na Grande BH Avenida Cristiano Machado alaga e assusta moradores; veja vídeoChuva em BH: fotos e vídeos de estragos da tempestade viralizam nas redesRegiões de BH registram tempestade e queda de granizo nesta quarta-feiraCOVID-19: UFMG ainda avalia uso de máscara no campusJornada Solidária presenteia crianças carentes em BHDefesa Civil alerta para chuva de granizo em BH na tarde desta quartaAlém disso, uma das três barragens do local se rompeu, o que provocou arrastamento e acúmulo de lama em trechos da rodovia LMG-721, que dá acesso à comunidade, e visível empoçamento de água e lama em duas casas próximas. Ainda conforme os bombeiros, não houve feridos.
Na ocorrência, a equipe dos militares atuou na orientação dos moradores e contou com o apoio da PM e da Defesa Civil para retirar os moradores e encaminhá-los para locais afastados do risco, como casa de parentes ou abrigos da prefeitura.
Em nota, por meio das redes sociais, a Prefeitura de Capelinha informou que a “Defesa Civil e a Secretaria de Obras, com o apoio das demais secretarias, já atuam para amenizar os estragos provocados pela chuva”.
Já a Defesa Civil de Minas Gerais relatou que a barragem se rompeu, pois “a represa não suportou o grande volume de água da chuva.” Além disso, apesar de causar alagamentos em algumas propriedades vizinhas, “a ocorrência não afetou os serviços essenciais do município, como o abastecimento de água."
Uma vistoria será feita nesta quarta-feira (16/11) e terá a participação da Defesa Civil Municipal, do CBMMG e Polícia Militar de Meio Ambiente.
*Estagiária com supervisão do subeditor Diogo Finelli.