Para muitas crianças, o Natal é sinônimo de alegria e família reunida ao redor de uma mesa com bastante comida e presentes. Para outras, no entanto, são dias comuns, enfrentando dificuldades como a fome. Na tentativa de possibilitar um final de ano mais feliz para os pequenos em situação de vulnerabilidade social, a Jornada Solidária, programa de responsabilidade social dos Diários Associados em Minas, realizou sua tradicional festa de Natal, no Luminis Urban Play, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH, com alunos de creches comunitárias da capital.
Leia Mais
Chuvas fortes causam rompimento de barragem de água em Capelinha Defesa Civil alerta para chuva de granizo em BH na tarde desta quartaPromotor de Justiça questiona paralisação de hospital de UberabaArquidiocese de BH promove jornada do 'Dia Mundial dos Pobres' até 25/11COVID-19: UFMG ainda avalia uso de máscara no campusPara viabilizar a festa, o programa realizou a tradicional feijoada beneficente, na Casa Pampulha, espaço de eventos na orla da lagoa, logo depois da Casa JK. Além dos brinquedos para as crianças, a verba também será usada para a compra de equipamentos essenciais para as creches, como fogão, geladeira e até mobiliário.
Recheada de música e brincadeiras, a festa de Natal contou com a presença ilustre de voluntárias vestidas de princesas da Disney e super-heróis. "São coisas que não têm preço. Hoje é dia útil e, ainda assim, conseguimos mobilizar as pessoas para estar aqui.
O evento teve ainda salgados, cachorro quente e refrigerante à vontade para as crianças. "É gente que se sensibiliza, que sabe a importância disso para trazer alegrias as crianças", pontua Isabela. A celebração, realizada há mais de 50 anos, teve patrocínio do Epa, Construtora Castor, Instituto Gerson Bartolomeo, Braúnas, Jam Engenharia, Saúde Mob/Hermes Pardini e apoio da Rede Mater Dei.
Alegria estampada nos olhos
A emoção não foi somente das crianças, que aguardavam ansiosas pelo momento da entrega dos presentes. Com os olhos marejados, professoras, voluntários e organizadoras do evento, se emocionaram ao ver e ouvir as manifestações dos pequenos carregadas de felicidade e muita alegria com a surpresa de Natal.
"Os olhinhos brilham. São crianças que, muitas vezes, mal viram um brinquedo, nunca se alimentaram com fartura como hoje", declarou a presidente da Jornada Solidária, Nazareth Teixeira da Costa.
A retomada do evento, no entanto, veio com novos desafios. "Muitos empresários estão enfrentando dificuldade no pós-pandemia. Nós soubemos compreender isso. Mas, felizmente, encontramos pessoas boas no caminho", ressaltou.
Maria das Dores, coordenadora administrativa da creche Instituto Batista Itatiaia, reforçou a importância do evento para a socialização das crianças e lembra que, muitos deles, se alimentam somente na creche. "Eles não têm isso em casa. Tanto em relação à comida quanto à oportunidade de brincar e interagir com outras crianças, especialmente depois de passarem um período isolados por conta da pandemia", avaliou.
Acompanhando o evento pela primeira vez, ela só tem elogios à iniciativa. "É muito gostoso ver a empolgação das crianças. Eles estão extasiados", comentou.
Papai Noel
A entrega dos presentes foi feita um a um. Sem esconder o sorriso, as crianças correram para abraçar o Papai Noel. Ele contou que, apesar de estar passando mal por uma crise de diabetes, conseguiu reunir forças para, mais uma vez, fazer a alegria das crianças neste Natal."Foram elas que me fizeram levantar da cama hoje. Parei de tomar a insulina e complicou tudo. Mas nós temos que fazer nossa parte e aqui estou hoje. Essa festa é muito linda", disse Pedro Reis, que há mais de 20 anos é voluntário do projeto e transforma-se no personagem para garantir a alegria dos pequenos.
Em 2005, o programa passou por uma grande mudança e ampliou o raio de ação. Além da festa de Natal, a Jornada Solidária passou a fazer reformas patrimoniais nas creches comunitárias e a equipá-las com eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, mobiliários, material pedagógico, brinquedos etc. Até 2020, a Jornada entregou para suas comunidades 36 creches totalmente reformadas e equipadas.