Várias partes de Belo Horizonte têm registro de queda de granizo na tarde desta quarta-feira (16/11). A capital estava em alerta da Defesa Civil municipal desde às 13h. Além disso, a cidade está em sobreaviso para pancadas de chuva com raios e rajadas de vento válido até a manhã de quinta-feira (17/11).
Ocorrências de tempestades estão sendo registradas nas regiões Centro-Sul, Oeste, Pampulha e Nordeste. Conforme a Defesa Civil, choveu “extremamente-forte” nas regiões Noroeste, Leste, Barreiro e Oeste.
Leia Mais
Chuvas fortes causam rompimento de barragem de água em Capelinha Chuva: 7 das 10 cidades do Brasil mais atingidas estão em MinasZCAS: conheça o fenômeno que está provocando chuvas fortes em MinasTelhado de galpão se solta e atinge carros no bairro Padre EustáquioBombeiros recebem 120 chamados de queda de árvores na Grande BHAvenida Cristiano Machado alaga e assusta moradores; veja vídeoDois homens são mortos em Ubá, e polícia suspeita de vingançaA recomendação do órgão é que em caso de chuva de granizo, as pessoas já tenham um lugar previsto para se abrigar. Além disso: não permaneçam em áreas abertas, como campos de futebol e estacionamentos; não fiquem no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica; e não se abriguem debaixo de árvores.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.