A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto que determina as regras para a organização de eventos abertos ao público ou privados para assistir às transmissões dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2022.
Leia Mais
Governo de Minas terá expediente especial em jogos do Brasil na CopaTorcedores evitam política na decoração de ruas para a Copa do MundoMoradores de BH decoram rua para Copa e avisam: 'Não é política'Quarto Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares ocorre neste sábadoBrasil na Copa: veja funcionamento de prefeituras da Grande BH nesta quintaCopa do Mundo: veja o que abre e fecha em BH no dia da estreia do BrasilEnem: ônibus e metrô de BH terão serviço ampliado neste domingo (20/11)BH: Escolas municipais terão aulas em dias de jogos do Brasil na Copa
Além disso, é necessário que seja feito o comunicado oficial do evento à Polícia Militar com antecedência mínima de dois dias, informando dia, local, público previsto, natureza do evento e dados dos organizadores, e ter autorização específica do órgão municipal responsável pela política de mobilidade.
Em casos de eventos na rua, o local não pode ter cercas que caracterize reserva de espaço público para uso exclusivo dos frequentadores e não podem ser realizados em um raio de 200m de estabelecimentos de ensino, hospitais, asilos e similares.
O pedido de autorização é feito por meio digital, seguindo as orientações do Portal de Serviços da PBH, no prazo mínimo de dois dias úteis de antecedência à data do evento.
O decreto ainda vetou a realização de eventos no domingo (20/11) devido a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A prefeitura ainda informou que os eventos autorizados podem ser vistoriados a qualquer momento e, em caso de constatação de irregularidades, os organizadores do evento ficarão impedidos de obter nova autorização.