(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RECUPERAÇÃO APÓS TRAGÉDIA

Paraopeba: Vale prorroga limpeza de áreas impactadas pelas chuvas

Em abril, em entrevistas ao EM, moradores ao longo do Rio Paraopeba relataram uma enchente como nunca tinham visto


21/11/2022 19:35 - atualizado 21/11/2022 19:52
432

Moradora de Mário Campos mostra entulho causado pelas chuvas do início do ano
Moradora de Mário Campos mostra entulho causado pelas chuvas do início do ano (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O trabalho de limpeza em áreas alagadas pelas enchentes em municípios da Bacia do Rio Paraopeba, em janeiro de 2022, foi prorrogado para 15 de dezembro. O serviço na região acontece após um termo de compromisso ser firmado em 12 de julho entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o governo de Minas e a Vale. 
 
A previsão para o término da limpeza era terça-feira (15/11) da semana passada, mas, segundo a Vale, a prorrogação por mais 30 dias atende pedido das cidades envolvidas e do Ministério Público mineiro. Em abril, em entrevistas ao Estado de Minas, moradores ao longo do rio relataram uma enchente como nunca tinham visto e a dificuldade de se recuperar de mais uma da sequência de tragédias que têm enfrentado. 

 
Conforme explica a mineradora, a gestão, a remoção, o transporte e a destinação final adequada dos resíduos e sedimentos mobilizados pelas chuvas continuarão sob responsabilidade das prefeituras de Brumadinho, Mário Campos, Esmeraldas, Juatuba e São Joaquim de Bicas, que assinaram convênio individual com a companhia. 

Vale lembrar que essas áreas foram mapeadas pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) como regiões prioritárias para remoção de sedimentos. Logo, os trabalhos de limpeza começaram em agosto, e o custeio do serviço previsto no termo de compromisso é de responsabilidade da Vale. Desde então, frotas compostas por diversos equipamentos, como caminhões, têm sido enviadas para uso das prefeituras. 
 
Conforme a mineradora, o termo de compromisso foi firmado em caráter cooperativo, visando complementar medidas adotadas pela empresa logo após os alagamentos, como doações de água mineral, cestas básicas, kits de higiene e limpeza, fraldas descartáveis, cobertores, colchões, lona, além do transporte para retirada de móveis e pertences das famílias ilhadas e do fornecimento de barcos para resgate de pessoas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)