A Prefeitura de Juruaia, no Sul de Minas, emitiu um novo decreto para retomar a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção também em locais fechados. A cidade é a primeira na região a exigir novamente a proteção contra o novo coronavírus. O setor da saúde está preocupado com mais uma onda de casos.
De acordo com o documento, além dos locais fechados, unidades de saúde e escolas, a máscara também passa a ser obrigatória para as pessoas que estão circulando nas ruas com sintomas da doença ou que tiveram contato com positivados para a COVID-19.
Leia Mais
COVID-19 em BH: número de casos tem aumento superior a 300% em novembroCOVID-19: retomada da vacinação de crianças de 3 e 4 anos lota postos em BHCOVID-19: belo-horizontinos vão a Nova Lima para receber a quarta dose Centro Nacional de Vacinas em Minas deve ser inaugurado em 2024Circulação de vírus da COVID-19 em Minas deve aumentar em dezembroO texto afirma que a decisão foi tomada por causa do aumento de casos de coronavírus no município. “Considerando o aumento exponencial dos casos em Juruaia e região, com internações e inclusive óbitos”, diz.
O último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura trouxe novos 10 casos positivos da doença. Com isso, a cidade soma 2.955 casos positivos, sendo 2.903 recuperados/alta médica, com 23 pacientes em isolamento domiciliar, além de 28 óbitos confirmados por COVID-19.
“Reforçamos a importância de todos continuarem usando máscaras e álcool gel, e mantendo o distanciamento social”, alerta prefeitura.
Comparando com os boletins anteriores, a cidade começou a sofrer aumento a partir de setembro, quando registrou 2.927 pessoas infectadas pela doença e 27 óbitos. No começo desta semana, a morte de um idoso de 62 anos infectado pelo novo coronavírus mudou o cenário.
“A Prefeitura de Juruaia lamenta o falecimento e se solidariza com familiares e amigos”, diz nota nas redes sociais.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.