A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, às 16h desta quinta-feira (24/11), provocará alterações de trânsito em Belo Horizonte. A prefeitura da capital anunciou mudanças nos horários de ônibus e operações especiais em vias movimentadas da cidade.
Os ônibus de BH vão circular entre 13h e 16h com acréscimo de viagens. Os ajustes também serão feitos para oferecer mais coletivos após a partida. O funcionamento no período noturno acontecerá normalmente. Servidores públicos e vários funcionários do setor privado serão liberados antes da partida.
LEIA - BH: Escolas municipais terão aulas em dias de jogos do Brasil na Copa
A oferta de transporte será monitorada pela BHTrans e ajustes poderão ser feitos de acordo com a demanda de passageiros. A prefeitura orienta a utilizar o aplicativo BH BUS+ para smartphones para acompanhar os trajetos dos coletivos em tempo real.
Trânsito
Segundo a PBH, o jogo altera os horários de pico na cidade (normalmente divididos entre 6h e 9h e 17h20h) e também comprime a concentração de veículos em um espaço menor de tempo. A administração da capital pede que motoristas colaborem, não fechem cruzamentos e não dirijam após consumo de bebida alcoólica.
Ainda de acordo com a prefeitura, operações de trânsito pontuais serão realizadas nas principais vias da cidade entre 12h e 20h.
Metrô
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ampliará a oferta para passageiros do Metrô de BH na quinta-feira. Das 13h30 às 16h, os trens terão intervalos de 7 minutos.
Veja os intervalos do metrô na estreia do Brasil na Copa:
- 5h15 às 5h59 - 15 minutos
- 6h às 8h30- 7 a 10 minutos
- 8h31 às 13h29- 15 minutos
- 13h30 às 16h- 7 minutos
- 16h01 às 23h- 15 minutos