Mais de 4 mil policiais militares de Minas Gerais passarão a usar câmeras nas fardas até a primeira semana de dezembro. Os equipamentos, entregues nesta quinta-feira (24/11), estarão em ações de patrulhamento em todo território mineiro.
Leia Mais
Operação policial mira grupo que falsificava CNHsForagido da Justiça é preso ao tentar tirar nova via de documentoDefesa Civil emite alerta de chuva com raios em Belo HorizonteVÍDEO: Camisa amarela da Seleção Brasileira é sucesso entre torcedoresPolícia Civil apreende 98 comprimidos de ecstasy em AlmenaraAo todo, foram investidos cerca de 2,4 milhões na compra dos equipamentos, com recursos do governo do estado e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Segundo o vice-governador eleito, Matheus Simões, as câmeras vão facilitar a apuração dos crimes e garantir mais segurança aos policiais. "Estamos falando de um sistema à prova de qualquer tipo de manipulação ou fraude. Aquilo que o policial viu vai estar registrado e pode ser utilizado nos processos criminais", declarou em coletiva de imprensa.
As imagens serão descarregadas automaticamente, por meio de uma base, no servidor da Polícia Militar. Segundo a polícia, o sistema não permite interrupção de filmagens, manipulação ou baixa fora do sistema.
Os registros serão analisados por um militar, determinado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais. "Apenas esse policial tem acesso às imagens", explica a major Layla Brunella, porta-voz da PM.
Nas próximas semanas, os militares passarão por um treinamento para aprender a manusear o equipamento. A expectativa é ampliar a instalação das câmeras de monitoramento. "Nós já temos novas compras em processo. Esse é o piloto operacional. A ideia é que todo policiamento ostensivo de rua possa ir somando novas câmeras ao dia a dia", explica Simões.