Escritos de apologia ao nazismo e ofensas a judeus foram feitos em um banheiro da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado. As imagens foram constatadas por alunos nesta quarta-feira (23/11). A instituição repudiou o ato.
Leia Mais
Suspeito de apologia ao nazismo é apreendido em Itajubá, durante operaçãoPolícia investiga ataque de neonazistas a movimento negro em MinasAtaques nazistas interrompem Conferência de Promoção da Igualdade RacialJovem com suástica no braço é preso suspeito de atentado a escola em SPLEIA - Promotoria de Minas Gerais denuncia homem que usou braçadeira nazista
Em nota no Instagram, a Uemg repudiou a ação e prometeu “tomar as providências necessárias para apurar o caso”, bem como aplicar as punições previstas no Regimento Geral da Universidade.
Indignação
O ato repercutiu entre os alunos. A estudante de psicologia Marcela Noronha usou as redes sociais para sugerir mobilizações que debatam a questão. “Que tal promover palestras, encontros com a presença dos responsáveis da unidade e se possível reitoria para falar sobre intolerância?”.
LEIA - Torcedor exibe tatuagens neonazistas em estádio no RS e é expulso de jogo
Leander Patrick, também do curso de psicologia, citou a insegurança gerada no ambiente. “A universidade deveria ser um espaço de livre convivência entre os universitários, onde todo mundo se sentisse seguro e protegido, mas fica difícil quando a gente se depara com esse tipo de coisa”.
Isadora Lopes, aluna do curso de letras, pediu ajuda para conter esse tipo de ato. “Está acontecendo coisas demais nessa universidade e ninguém faz nada, não basta só os estudantes mobilizarem, temos que ter ajuda nesta luta”.
*Amanda Quintiliano especial para o EM