Jornal Estado de Minas

SAÚDE

Prefeitura de BH retoma teleconsultas para pacientes com sintomas gripais


A Prefeitura de Belo Horizonte vai retomar nesta sexta-feira (25) as teleconsultas para moradores da capital que apresentem sintomas gripais. O serviço é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Unimed-BH.



Com o retorno desse serviço, será ofertado 100 atendimentos diários para o público a partir de 18 anos. Os usuários que estiverem sintomas gripais terão assistência garantida e receberão o contato da equipe médica 48 horas após o atendimento. O telemonitoramento dos pacientes seguirá a depender da evolução clínica.

Todos os moradores de Belo Horizonte a partir de 18 anos cadastrados em Centros de Saúde da capital têm acesso ao teleatendimento. Se o cidadão não estiver registrado, é necessário procurar a unidade de referência para realizar a inscrição.

Agendamento


A marcação da consulta para o teleatendimento pode ser acessado pelo Portal da Prefeitura ou pelo PBH APP (no ícone “Teleconsulta Síndrome Gripal”).




 
LEIA - COVID: o que acontece com o corpo em cada dia da infecção pelo coronavírus
 
Após a confirmação do cadastro no SUS-BH, o paciente acessará uma tela para a marcação da data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade. No dia e horário agendados, o paciente entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e poderá ter acesso à consulta por vídeo.

De acordo com o diagnóstico na teleconsulta, o usuário receberá orientações para o isolamento domiciliar e receita de medicação enviada no e-mail cadastrado. Com a receita impressa, ele poderá buscar os medicamentos no Centro de Saúde de sua área de abrangência.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda