Terá início neste sábado (26/11) um mutirão oftalmológico voltado a crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos matriculados na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Promovida pela Prefeitura, a iniciativa conta com a participação de profissionais do Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais (IOCM) e da Santa Casa de Misericórdia.
Os procedimentos serão feitos sem custo, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A força-tarefa visa ampliar a oferta de consultas especializadas de oftalmologia ao público infantojuvenil na rede pública.
Os atendimentos serão realizados na sede do Instituto de Olhos (Avenida Churchill, 232, Santa Efigênia) até 17 de dezembro, sempre aos sábados, das 7h às 13h. A expectativa é de que o mutirão viabilize ao menos mil consultas no período.
Para acessar os serviços, os jovens devem comparecer acompanhados dos responsáveis legais a seus centros de saúde de referência, onde passarão por uma triagem. Formada por profissionais qualificados, entre residentes e fellows (grupo de professores de alto nível de universidades), a equipe diagnosticará no público possíveis doenças oculares que prejudicam o desenvolvimento intelectual e social de crianças e adolescentes.