A Câmara Municipal de Belo Horizonte homenageou, ontem à noite, 80 personalidades e entidades que desenvolveram trabalho em prol do bem público em 2021 e 2022 com o Grande Colar do Mérito Legislativo. O evento, que inicialmente estava programado para ser realizado no ano passado, foi adiado por causa da pandemia de COVID-19. Entre os homenageados estão instituições, arquitetos, médicos, empresários, jornalistas, artistas, ambientalistas, militares, lideranças religiosas e políticos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da capital mineira.
Agraciado com a honraria, o diretor-executivo dos Diários Associados, jornalista Geraldo Teixeira da Costa Neto, ressaltou a importância do grupo de comunicação na construção cultural e a força do Estado de Minas on-line. “Uma homenagem aos educadores, as pessoas que engrandecem Minas Gerais. O Estado de Minas está inserido neste cenário de educação. A gente leva não só informação, mas leva cultura também. Há muitos anos no jornal impresso e agora de maneira muito forte e presente na internet. O Estado de Minas rompeu fronteiras com esse projeto de internet, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade", apontou.
Leia Mais
Auxílio BH: Câmara aprova prorrogação do benefício por mais quatro mesesJornalistas do Estado de Minas são finalistas no Prêmio AmagisEstado de Minas vence 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo Sala de Imprensa Geraldo Teixeira da Costa é reinaugurada na Câmara de BH
Orador da premiação de 2022, o jornalista e presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, destacou a importância da literatura e da educação na construção de cidadãos. "Em 66, fomos capazes de fundar o excelente Suplemento Literário, liderado por Murilo Rubião e dos quais fizeram parte Humberto Werneck, Márcio Sampaio e Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, os três membros da nossa casa (AML). Nos anos 70, surgiram os nomes formidáveis e inesquecíveis de Wander Piroli e Roberto Drummond. Todos passando em um momento ou outro pelas redações dos Diários dos Associados", afirmou Rogério, relembrando destacados nomes da literatura mineira e brasileira.
Também foram agraciados o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD); a deputada federal Áurea Carolina (Psol-MG); o tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais Cláudio Henrique Ribeiro dos Santos; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe Nogueira, entre outras personalidades.
A honraria foi criada em 2003, em substituição à Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal, com o objetivo de reconhecer feitos de pessoas ou entidades que atuam para o engrandecimento da cidade, do estado ou do Brasil, sendo a maior homenagem concedida pela Câmara Municipal. Os homenageados são escolhidos por vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, formado pela Mesa Diretora e pelo corregedor da casa. Cada homenagem conta com um patrono e um orador.