A Copasa informou que, desde junho até agora, foram realizados testes operacionais para avaliar o funcionamento da adutora do Rio São Francisco, que tem o ponto de captação no município de Ibiaí, abaixo da foz do Rio das Velhas. A empresa diz também que o sistema São Francisco será utilizado de “forma complementar”, ou seja, quando o volume total captado em outros reservatórios e em outros mananciais não for suficiente para o abastecimento da cidade-polo do Norte do estão, sem a necessidade de racionamento.
Leia Mais
Distante 150 km, Rio São Francisco vai 'desaguar' em Montes Claros. EntendaDepois das enchentes, Rio São Francisco testemunha o milagre dos peixes Benjamim Guimarães é atingido pelas águas do Rio São Francisco, em PiraporaRegiões da Grande BH seguem sem luz depois de temporalMenino de 13 anos morre afogado ao nadar em local proibido em Betim
“Nesse período (de junho até agora), foram realizados testes operacionais para avaliação dos sistemas e equipamentos. A utilização do sistema São Francisco será feita de forma complementar, considerando o gerenciamento sustentável das demais fontes existentes: Sistema Morrinhos (captações da Lapa Grande e Rebentão do Ferros), sistema Pacuí (captação Rio Pacuí) e sistema Verde Grande (Barragem de Juramento), baseada na disponibilidade hídrica de cada fonte de produção e dos custos energéticos”, informou a Copasa, por meio de nota.
“Diante da eficácia do gerenciamento dos referidos sistemas e a correspondente condição de atendimento ao abastecimento de Montes Claros, ainda não foi necessário o incremento da produção do sistema São Francisco”, diz a companhia de saneamento.
A Copasa informou que a Cemig ainda está concluindo uma “obra de grande porte” para a melhoria do fornecimento de energia para assegurar o funcionamento 24 horas por dia da captação e do bombeamento de água no sistema São Francisco em Ibiaí.
De acordo com a Copasa, atualmente, o volume médio diário consumido em Montes Claros é de uma vazão de 1.032 litros por segundo. Ou seja: a cidade consome 89.164.800 litros de água tratada por dia.
Segundo a empresa, o maior volume de água que chega em Montes Claros, na atualidade, é da Barragem do Rio Juramento/Sistema Verde Grande, que responde por 56,19% do abastecimento do município (504,1 litros por segundo).
A estação de tratamento de água do Sistema Pacuí (captação no rio homônimo, localizado no município de Coração de Jesus, a 56 quilômetros de Montes Claros, responde por 29,41% do abastecimento da cidade (292,2). Já a estação de tratamento de água Morrinhos (sistema Pai João/Porcos e poços tubulares) tem participação de 19,84% no abastecimento de Montes Claros, com uma vazão média de 197,2 litros por segundo.
Visita de equipe da prefeitura
A prefeitura de Montes Claros, que, em 2018, renovou a concessão do sistema de água e esgoto do município para a Copasa por mais 30 anos, informou que tem acompanhado a instalação do Sistema Rio São Francisco. Nesse sentido, enviou uma equipe da Âgência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia (Amasbe) em Ibiaí, para avaliar a captação de água no Velho Chico, instalado em uma estrutura de balsas.
“A Amasbe visitou todas as unidades que integram o novo sistema, de Ibiaí até Coração de Jesus, onde a Copasa, em agosto de 2017, implantou o Sistema do Rio Pacuí para contribuir com o abastecimento de água do município de Montes Claros. Os primeiros testes já foram realizados e o sistema encontra-se pronto para entrar em operação”, informou a prefeitura.
O presidente da Amasbe, Guilherme Guimarães, que também é vice-prefeito da cidade, disse que durante os testes operacionais, foi comprovado que o Sistema São Francisco está pronto para entrar em funcionamento.
Ele salientou que a recomendação é que, no período de chuvas, a Copasa recorra a outros mananciais “com água corrente”, como o Rio Pai João e o Rio Pacuí, para captar maior volume de água para abastecer a população. Assim, durante o tempo chuvoso, a barragem do Rio Juramento será “mais poupada” para que o seu volume possa ser elevado e garantir uma “reserva” hídrica para atender o município no período de estiagem prolongada.