Jornal Estado de Minas

TRÂNSITO

Jogo do Brasil: trânsito fica lento em BH nesta segunda (5/12)

Devido ao jogo entre Brasil e Coreia do Sul na Copa do Mundo, com início marcado para as 16h (horário de Brasília), no Catar, o trânsito em algumas avenidas de Belo Horizonte ficou intenso, o que provocou congestionamento. 





Antes das 13h, o fluxo de veículos já começou a ficar tumultuado na Av. Afonso Pena, sentido Av. Getúlio Vagas. Porém, próximo a Praça Sete, o trânsito na avenida estava vazio e, por isso, torcedores não tiveram maiores problemas de mobilidade. 
 
Quem tentava se deslocar na Av. Pres. Juscelino Kubitschek (Via Expressa), entre a Rua Cid Rabelo e o Anel Rodoviário, sentido Centro, por sua vez, encontrou a via lenta e congestionada. O mesmo ocorreu na Av. Assis Chateaubriand, em direção à Região da Pampulha, e na Av. Nossa Senhora do Carmo, onde as três pistas, sentido bairro, ficaram tomadas por veículos. 

A BHTrans informou que, em dias de jogo, são implementadas ações operacionais nas principais avenidas da capital para garantir a fluidez do trânsito (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
 
Em contrapartida, a Av. Antônio Carlos, na altura do Conjunto Habitacional IAPI, no Bairro São Cristóvão, estava com o trânsito tranquilo e pouca movimentação de veículos. O fluxo também estava normalizado no Complexo da Lagoinha, sentido Centro. 




 
Apesar de trânsito lento em algumas avenidas principais, no Complexo da Lagoinha, fluxo estava normalizado (foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press)
  

Segundo a BHTrans, o jogo altera o horário de pico do deslocamento dos usuários da cidade. Por isso, em dias de partida da Seleção Brasileira, são implementadas ações operacionais nas principais avenidas da capital para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos motoristas e pedestres, das 12h às 20h. As linhas do transporte público também foram alteradas. 
 
 

Transporte Público

Por causa do jogo da Seleção Brasileira, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que os ônibus terão o horário de pico da tarde adiantado, com mais viagens em todas as linhas entre 13h e 16h. Os ajustes seguirão após a partida, mas, à noite, a operação voltará ao normal. 
Além disso, a  Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) afirmou que terá mudanças no quadro de horário, com aumento da oferta de trens das 13h30 às 16h. Nesse período, os intervalos serão de sete minutos. A partir de 16h01, a operação volta ao intervalo de 15 minutos.