Jornal Estado de Minas

4 MORTES EM 6 DIAS

COVID-19: crescimento do número de casos e mortes liga alerta em Uberaba

Comparando os primeiros dias de novembro e dezembro deste ano, o município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, apresenta um expressivo crescimento nos casos da COVID-19 e, além disso, a volta dos registros de óbitos.




 
Enquanto nos seis primeiros dias de novembro foram registrados 72 casos da doença na cidade e nenhuma morte, neste mesmo período de dezembro foram contabilizados 1.496 casos e quatro mortes.
 
De acordo com o último boletim epidemiológico da COVID-19 em Uberaba, divulgado na noite de ontem (6/12), foram registrados 353 novos casos e um óbito (mulher, de 82 anos). Além disso, a atual taxa de transmissão semanal da doença está em 1,33 e o número de casos ativos está em 2.092.
 
Por outro lado, ainda segundo informações do atual boletim, não há internações de pacientes com COVID, nesse momento, em hospitais da cidade.
 
Desde o início da pandemia em Uberaba, já foram registrados 112.642 casos de COVID-19, sendo que 108.933 pessoas se recuperaram e 1.617 morreram.
 

Uso de máscara 

 
Apesar do alerta, a prefeitura de Uberaba ainda não anunciou novas medidas de enfrentamento à doença. Segundo o atual decreto, não há obrigatoriedade do uso de máscara nos estabelecimentos da cidade.




 
Entretanto, a secretária adjunta da Secretaria de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, declarou hoje (7/12) para uma rádio local que ainda nesta semana o uso de máscara em estabelecimentos de saúde voltará a ser obrigatório, tanto para os profissionais quanto usuários.  
 
No transporte público ou em estabelecimentos comerciais e eventos, ela disse que o novo decreto, que está prestes a ser publicado, haverá apenas recomendação para o uso de máscaras, principalmente para pessoas com sintomas de síndrome gripal ou que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para a COVID-19.
 
Atual Vacinômetro de Uberaba, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nessa terça-feira (6/12) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)