Depois do temporal que atingiu Belo Horizonte e arredores nesta quarta-feira (7/12), causando estragos por toda a região, a quinta-feira (8/12) na capital e Grande BH não deve ter chuvas intensas, apenas pancadas isoladas, segundo o meteorologista do Clima Tempo, Ruibran dos Reis. Ele explica que a chuva foi resultado de uma frente fria que atuava nessas áreas e que agora já se deslocou para o Norte e Nordeste de Minas Gerais.
Em quatro horas, choveu entre 30% a 40% do esperado para o mês de dezembro em BH, segundo o meteorologista. Na região da Pampulha, a chuva chegou a 85 mm. Em Vespasiano, a quantidade foi ainda mais significativa: 92 mm.
Leia Mais
Bombeiros localizam corpo de adolescente arrastada pela água em VespasianoR$ 3 milhões com o tráfico: PC desmantela quadrilha em UbáVídeo: criança é arrastada por correnteza na Avenida Cristiano MachadoChuvas: todas regiões de BH estão com risco de deslizamentosDefesa Civil confirma terceira morte pelas chuvas em MinasDuas pessoas morrem durante fortes chuvas na Grande BHOs estragos que geralmente vêm junto com essas ocorrências climáticas, como explica Ruibran, são resultados dos processos de urbanização, muitas vezes sem o planejamento adequado. "Sempre quando há chuvas fortes, vêm os problemas com inundações. O escoamento superficial acontece rapidamente. Como exemplo, podemos citar a Pampulha. Uma hora de chuva forte é suficiente para alagar o aeroporto", diz.
Os termômetros marcaram, em média, mínima de 18,5ºC na madrugada em Belo Horizonte, e devem chegar à máxima entre 27ºC e 28ºC na tarde dessa quinta-feira.
Na Estação Cercadinho, durante a noite, a temperatura mínima registrada foi de 17,2ºC. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a manhã é de céu com muitas nuvens, e continua nublado à tarde e à noite, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e ventos fracos a moderados durante todo dia.